AMARAL LEMOS: 53 anos do berço cultural de Pirambu – Escola é uma referência em educação públuca no estado de Sergipe (Parte II)

AMARAL LEMOS: 53 anos do berço cultural de Pirambu - Escola é uma referência em educação públuca no estado de Sergipe (Parte II)

por ClaudOmir Herzog Tavares | claudomir21@gmail.com

2. A escola ²

A escola surgiu na gestão de dois distintos administradores, sendo um o governador Lourival Batista e o outro o prefeito Walter Amaral, que homenageava assim seu pai “José Amaral Lemos”, emprestando o seu nome para este estabelecimento de ensino. A história do Amaral (como atualmente é conhecido), será contada através de décadas:

2.1. Dia 11 de março de 1970 ela entrava em atividade, como Grupo Escolar José Amaral Lemos;
2.2. Nos anos 1980 começa a fase de desenvolvimento da escola, com a mudança da cor da uniforme, ampliação do prédio, fundação do 1º Grêmio Livre em 23/08/1983 (embrião da Tribuna da Praia, hoje o mais acessado portal de notícias do interior de Sergipe) e o principal, a implantação do chamado Ginásio, de 5ª a 8ª séries (gradualmente, uma série por ano de 1981 a 1984, quando forma a primeira turma do 1º grau – da qual fazíamos parte);
2.3. A formação da primeira turma do 1ª Grau em 1984 foi um dos mais significativos momentos da História do Amaral Lemos e em 2019 marcou os 35 anos desta marca inapagável, uma das mais belas páginas da história da instituição que é um orgulho para a sociedade pirambuense;
2.4. Anos 1990, na busca da interdisciplinaridade a escola trabalha formas diferentes no processo de ensino-aprendizagem, através de gincanas sócio-culturais, esportivas e ambientais;
2.5. Ao longo deste período a escola não deixou de prestar algumas homenagens e agradecimentos especiais às pessoas que contribuíram para o sucesso desses anos todos, a exemplo de dona Ester do Amparo, prineira diretora, dona Júlia Cruz, ex-professora (in memorian) e dona Maria Macambira, ex-merendeira (in memorian).
2.6. O Amaral Lemos entrou no 3º Milênio com o universo de seus estudantes representando a esperança de um mundo melhor para todos.
2.7. Há mais de 10 anos o Colégio Estadual José Amaral Lemos alcançou a condição de uma das maiores referencias em esporte estudantil, conseguindo em 2009 a primeira colocação entre todas as escolas da rede estadual participantes dos XXVIJogos da Primavera.
2.8. Em 1992 o Amaral Lemos aprovou seus primeiros ex-alunos no Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a saber, João Batista Almeida (Geografia), Claudomir Tavares da Silva (História) e Edjânio Souza de Vasconcelos (Matemática).
2.9. Dentro da politica de quotas, que veio corrigir uma distorção e democratizar o acesso ao Ensino Superior, a instituição conseguiou superar todos os seus recordes e aprovou vários estudantes (oito no total) e ex-alunos para o Vestibular Seriado 2010 na UFS.

Nota:

² Adaptado do texto elaborado por ocasião dos 32 anos do Amaral (2002) pela professora Maria Izabel do Carmo, coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Colégio Estadual José Amaral Lemos.

Referência:

SILVA, Claudomir Tavares da. CE José Amaral Lemos: 40 anos do berço cultural de Pirambu. Pirambu: Tribuna da Praia, 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *