Seria ele a única força política de oposição em 2024?
- Por ClaudOmir Herzog
Comecam a surgir os primeiros nomes dos possíveis pré-candidatos a prefeito em Pirambu, todos eles em oposição ao prefeito Guilherme Melo (PSC), que irá disputar a reeleição, conforme já anunciou André Moura, presidente estadual do União Brasil para onde deverá ir o aliado local. Tem nomes para todos os gostos, alguns deles são aliados a nível estadual, mas atravessando de volta a ponte sobre o rio Japaratuba, se apresentam como adversários. Sei não, viu! Outros nomes estão na política local há pelo menos 40 anos, herdeiros de caciques e pajés – mas não tem o sangue guerreiro e a herança tupinambá, mas tem legitimidade para disputar mandatos majoritários e proporcionais.
■ Zé Cláudio
O líder comunitario, classista e ambientalista Claudio da Conceição, o Zé Cláudio, militante do PSOL em Pirambu, deverá ir para a disputa mais uma vez e em função do perfil, poderá ter o apoio formal da REDE Sustentabilidade, com o qual seu partido constrói uma federação e informal do PCB, com o qual já participou da Frente de Esquerda em Sergipe e no Brasil.
■ Ivânia Pereira
Primeira mulher a ocupar um mandato em Pirambu, a sindicalista e militante histórica do PCdoB, Ivânia Pereira tem sido citada como um dos prováveis nomes capaz de unificar a oposição local, formando com o PT, com o qual integra a federação que ajudou a eleger Lula, uma aliança que teria o apoio do PSB, do MDB e de quadros atualmente no PSD, que poderiam ser acomodados nos partidos embrionários.
■ Niltinho Filho
Ainda no MDB, ao qual permanecerá filiado se o partido não cair nas “garras” do deputado estadual Luciano Bispo, Niltinho Filho continua pré-candidato a prefeito, reivindicando está condição de legítimo nome da oposição pela votação obtida em 2020.
■ Marcos e Sílvia Cruz
Ex-prefeitos de Pirambu, Marcos e Silvia Cruz tem seus nomes sempre colocados quando se inicia este período, mais pelo histórico que ainda inclui os ex-prefeitos de Japaratuba, Mário Cruz e de Pirambu, Juarez Cruz. Fala-se também em Marcos Palmeira, defensor publico e filho do casal.
■ Os nomes do PT
Não dá para fazer em apenas uma edição da Coluna avaliação de todos os nomes, mas são citados quase que recorrentes como
quadros no PT que por seus credenciais teriam inserção política, por ordem alfabética, o engenheiro Daniel Filho, cujo pai foi prefeito de Pirambu, Déda, militante historico ro partido, o advogado e sociólogo Elder Muniz e a professora e líder sindical Jucy Tavares.
■ Clebio e Vado
De parlamentar atuante a ex-candidato a prefeito em 2020, Clebio Gomes tinha chances reais de se reeleger vereador ou de disputar a vaga de vice-prefeito ao lado de Niltinho. Seria em 2024 um nome palatável para unificar a oposição pela baixa rejeição e carisma popular Já o Vado de Gago, depois de disputar três vezes um mandato de prefeito e dois de vice, poderia disputar uma vaga de vereador para retomar o espólio do pai e do irmão, Badinho.
■ Nada para além disso
Menos de dezenove meses nos separam das eleições de 2024, mas as definições começam a serem visíveis daqui um ano. Este é o cenário atual, que poderá ser ou não confirmado, mas não cremos que os nomes que deverão se confirmar nas convenções eleitorais não estejam nesta relação.
■ Mensagem da Semana
“Só sei que nada sei”
– Sócrates
- ClaudOmir Herzog (54) escreve aos finais de semana neste espaço