AMARAL LEMOS: 53 anos do berço cultural de Pirambu – Escola é considerada berço cultural de Pirambu, uma referência em educação públuca no estado de Sergipe – Parte I

AMARAL LEMOS: 53 anos do berço cultural de Pirambu - Escola é considerada berço cultural de Pirambu, uma referência em educação públuca no estado de Sergipe - Parte I

A História do Colégio Estadual José Amaral Lemos (que já foi Grupo Escolar, Escola de 1° Grau e Escola Estadual) rendeu ao município de Pirambu algumas das mais belas páginas da História da Educação na região do Vale do Japaratuba. Aqui registramos relevantes momentos que ficaram marcados definitivamente na trajetória de nossa cidade, a partir de textos e depoimentos de professores,m e estudantes protagonistas da Histôria desta instituição que é considerada desde a década de 1990, o berço cultural de Pirambu.

1. José Amaral Lemos ¹

Nasceu na cidade de Maruim, onde no início do século XX era um dos maiores centros econômicos de Sergipe. Possivelmente por este motivo José Amaral Lemos transformou-se num comerciante de sucesso onde viajava periodicamente por todo o Vale do Cotinguiba com um comboio de animais vendendo mercadorias como mascate (nome dado ao profissional de vendas da época).

Nas suas andanças como mascote, conheceu Pirambu. Já viúvo, casou-se pela segunda vez onde fixou residência no então distrito de Japaratuba, mas precisamente em Pirambu. Tinha oito filhos do primeiro casamento e mais quatro do segundo consórcio. Nunca exerceu cargo público, mas tinha grande influência nas decisões políticas do município.

Era proprietário de uma grande extensão de terras as margens do rio Japaratuba, onde dentro de sua propriedade um pretendente quisesse fixar residência era obrigado a pagar uma espécie de taxa de uso, como se fosse um imposto. Algumas pessoas dizem que ele cobrava a referida taxa somente para algumas pessoas, pois alegava que estes provocavam danos a mesma.

“Era um homem católico, prestativo, humilde e honesto”, testemunhou um contemporâneo do patrono da cinquentenaria escola que lhe homenageia com o seu nome de batismo.

Nota:

¹ Trabalho desenvolvido pelos estudantes Ykaro Barreto, Delane Calheiros e Ricardo Santos, do Colégio Estadual José Amaral Lemos, sob orientação da professora Valderina Ferreira Oliveira de Andrade.

Referência:

SILVA, Claudomir Tavares da. CE José Amaral Lemos: 40 anos do berço cultural de Pirambu. Pirambu: Tribuna da Praia, 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *