EXTRA PROPRIÁ: Jonathan Souza levando informação com credibilidade, uma referência no Baixo São Francisco

EXTRA PROPRIÁ: Jonathan Souza levando informação com credibilidade, uma referência no Baixo São Francisco

Entrevista Especial com Jonathan Souza, administrador da página EXTRA PROPRIÁ no Instagram e FeceBook

por ClaudOmir Herzog

Ele é um dos mais respeitados comunicadores alternativos de Sergipe, produzindo e disponibilizando simultaneamente e concomitantemente em suas páginas no Instagram e FaceBook conteúdos sobre o Baixo São Francisco sergipano e alagoano na marca da exclusividade, sempre checando às fontes e respeitando o contraditório e às mais diferentes matizes sociais. Com credibilidade entre leitores, seguidores, colegas, Jonathan tem surpreendido de forma positiva e com tais credenciais nos honra concedendo esta entrevista exclusiva cujos principais trechos seguem abaixo:

TRIBUNA DA PRAIA – Defina para os nossos leitores, com suas palavras quem é Jonathan Souza?
JONATHAN SOUZA – Jonathan é um oropriaense nato que ama o lugar em que vive e pretende viver até o último dia da sua vida. Católico, procuro pautar minha conduta nos princípios da palavra de Deus.

■ Católico, procuro pautar minha conduta nos princípios da palavra de Deus

TRIBUNA – Como você se sente ainda bastante jovem, mas já acumulando uma bagagem que inspira e serve de exemplo para os mais experimentados?
JONATHAN – Satisfeito. Embora acredite que ainda há um longo caminho a percorrer, sigo focado no aperfeiçoamento dia à dia. É gratificante quando estamos engajados num projeto e colhemos bons frutos. O reconhecimento, às palavras de apoio dos parceiros, colegas e seguidores é o combustível diário.

■ É gratificante quando estamos engajados num projeto e colhemos bons frutos

TP – Como se deu sua trajetória estudantil, profissional e o que lhe motivou ao hobby que virou ofício?
JS – Formado em Serviço Social, embora nunca tenha atuado na área, desde cedo busquei a estabilidade. Logo após a faculdade foi aprovado num concurso para o cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento (APM) temporário do IBGE, onde permaneci por três anos e aprendi muito. Atualmente presto meus serviços numa terceirizada e na Prefeitura de Japoatã, onde tive a satisfação de ser aprovado no concurso de 2018. O trabalho com o Extra Propriá realmente foi um hobby, uma forma de passar o tempo, mas em um curto prazo a página foi ganhando corpo, se tornando conhecida e hoje felizmente tem sido umas das referências no segmento em nossa região.

■ O Extra Propriá tem sido umas das referências no segmento em nossa região

TP – Qual a definição ou conceitos que você atribui ao Extra Propriá, com que frequência posta os conteúdos e quais os caminhos para acessar; curtir e compartilhar?
JS – O Extra Propriá tem originalmente sua atuação voltada às notícias policiais, acontecimentos adversos, e exposição das problemáticas de Propriá e municípios vizinhos, cobrando as providências, que corriqueiramente nos chegam através dos seguidores. As postagens são diárias, com o passar do tempo fomos filtrando os conteúdos e focando naqueles que realmente possuem relevância. Para acessar, curtir e compartilhar é muito simples, é necessário apenas um celular conectado à internet.

TP – Você tem a dimensão do alcance de suas publicações, a partir de compartilhamentos e citações em emissoras de rádio, sites, tvs blogs, chats em grupos, entre outras plataformas e mídias alternativas?
JS – Sinceramente não conseguimos mensurar nosso alcance, me impressiona muitas das vezes quando recebo contato de pessoas tão distantes. Para se ter uma ideia, temos seguidores fiéis na França, Bélgica e Portugal. Propriaense espalhados pelos quatro cantos do mundo que acessam nossa página para acompanhar a rotina da cidade amada.

■ .. com o passar do tempo fomos filtrando os conteúdos e focando naqueles que realmente possuem relevância

TP – Uma amiga testemunhou que através de suas divulgações no Extra Propriá, já foram encontradas chaves, documentos, motos e até pessoas, confere?
JS – Sim, até animais. Ainda hoje repostamos o agradecimento de uma seguidora que reencontrou sua gata, que havia sumido dias atrás e publicamos o desaparecimento. Através da página alguém que a viu entrou em contato com a proprietária.

TP – Em geral, quais os temas que você prioriza no Extra Propriá e qual o retorno que isso lhe proporciona?
TP – Priorizamos os reclames da população e acontecimentos adversos. Violência, acidentes, são situações que há um peso emocional, mas são fatos, fazem parte de qualquer noticiário, e por incrível que pareça é o que mais atrai visibilidade, pois provocam a curiosidade.

■ Priorizamos os reclames da população e acontecimentos adversos.

TP – Algumas matérias já foram questionadas e quando isso aconteceu, quais os seus argumentos e justificativas?
JS – Já derrapamos muito, digo isso com toda tranquilidade. Eu aprendi a informar na prática, com a página, e evidentemente a gente comente erros. Tiveram momentos de publicar situações sem checar 100%, isso nos trouxe críticas, questionamentos. Mas eu sempre me pautei na humildade de reconhecer os erros e aprender com isso, e tenho aprendido. Quando aconteceu, calei e refleti. Posso errar ainda hoje, e errarei, mas tenha certeza que menos que ontem. E assim aperfeiçoamos.

TP – Você se relaciona com Propriá de A a Z, mas como nem Jesus agradou a todos, já se deparou com boicotes, travamentos ou puxadas de tapete?
JS – Claudomir, no início, mas no início mesmo, não nos davam importância, éramos insignificantes. Em algum tempo e com a página começando a dar sinais de que talvez dia pudesse crescer de alguma forma, começamos a receber algumas “pedradas”. Embora não pareça, esse meio tem seu lado escuro, algumas pessoas lhe consideram concorrentes e querem lhe frear. Mas felizmente, mesmo imaturos na área acho que aprendi rápido a desviar das pedras. Hoje isso raramente acontece, acho que de certa forma ganhamos alguma notoriedade e com isso veio o respeito.

■ Sempre me pautei na humildade de reconhecer os erros e aprender com isso

TRIBUNA – Teria algo a acrescentar e que não foi objeto de nossos questionamentos?
JONATHAN – Tem algo que eu não poderia deixar de citar. O site Tribuna da Praia foi referência para nós, há uns cinco, seis anos quando o noticiário digital local se tornou realidade para mim. Acho que foi quando adquiri meu primeiro smartphone (risos). O site sempre atuou de forma bem enérgica, nos trazia as novidades políticas, dava furos, isso nos deixava saciados. Hoje me sinto maravilhado quando consigo fazer o mesmo.

■ Um propriaense nato que ama o lugar em que vive e pretende viver até o último dia da sua vida

TRIBUNA DA PRAIA – Para finalizar, qual a mensagem que você deixa para seus seguidores, aos leitores da Tribuna da Praia e a sociedade Propriaense e do Baixo São Francisco?
JONATHAN SOUZA – Agradecimento. Tenho um carinho imensurável por todos eles, procuro respondê-los no dia-a-dia, infelizmente algumas vezes somos impossibilitados de retornar a mensagem de todos, a rotina corrida nem sempre colabora. Mas se a página chegou até aqui, eu atribuo a eles, recebo informações diárias, são eles que pautam grande parte das nossas publicações. Somos uma família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *