Melhoram os índices de avaliação da gestão VALBERTO LIMA, prefeito de Propriá – sondagem ouviu 202 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto de 2022 e fora divulgada na Rádio Atalainha

Melhoram os índices de avaliação da gestão VALBERTO LIMA, prefeito de Propriá - sondagem ouviu 202 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto de 2022 e fora divulgada na Rádio Atalainha
  • Por ClaudOmir Herzog

A Rádio Atalainha, através do programa A Voz do Povo, divulgou na manhã desta sexta-feira, 19, o resultado da enquete em que os ouvintes avaliaram o atual momento da gestão Valberto Lima (MDB), prefeito de Propriá. Mas antes de falar sobre os números divulgados, vamos revisitar às enquetes promovidas em 2021 pela Tribuna da Praia como um exercício de memória e que os ouvintes e leitores tirem suas conclusões sem nenhuma anacrônica pretenção. Através do site enquetes.com.br, a Tribuna da Praia realizou naquele ano duas sondagens junto aos leitores para avaliar os primeiros 100 dias e depois os 6 meses da gestão Valberto Lima (MDB), prefeito de Propriá, no Baixo São Francisco.

Na primeira perguntamos o seguinte: “Qual a sua avaliação sobre os 100 dias da gestão do prefeito de Propriá, Valberto Lima?” O resultado indicou 25.13% para Ótima, 2.08% para Boa , 2.60% para Regular, 17.50% para Ruim e 52.69% para Péssima . A enquete recebeu 577 votos. Na seguinte fizemos a pergunta: “Decorridos 6 meses do mandato Valberto Lima/Rafael Sandes, como você avalia a gestão de Propriá?” O resultado apurado foi de 26.58% para Ótima, 3.15% para Boa, 9.01% para Regular, 10.81% para Ruim e 50.45% para Péssima. A enquete recebeu 222 votos.

Os dados acima não podem ser parâmetros para comparações com os divulgados na postagem de hoje, pois são resultados de enquetes quantitativas e com metodologia de coleta sem uso de critérios científicos, mas como termômetro para medir a temperatura dilatada em um hiato de mais de 12 meses.

■ Percentuais alentadores

Nesta data divulgaremos uma enquete qualitativa, calçada em bases científicas e metodologia sólida, efetuada na categoria de.coleta CATI, ou Computer Assisted Telephone Interview, utilizando o Whatsapp como plataforma de interlocução. Foram colocados todos os cercas de 700 contatos cadastrados e entre eles sorteados aleatoriamente 300, com 202 de respostas no período de 16 a 18 de agosto de 2022.

Enviamos então a seguinte pergunta: “De 1 a 5, como você avalia o atual momento da Gestão VALBERTO LIMA, prefeito de Propriá. Considerando 5 para muito boa e 1 para muito ruim, classifique com um número (5 – Muito boa, 4 – Boa, 3 – Regular, 2 – Ruim e 1 – Muito ruim), aferindo-se o seguinte resultado:

5 – 48 = 23,7%
4 – 38 = 18,8%
3 – 62 = 30,6%
2 – 33 = 16,3%
1 – 21 = 10,3%
T – 202 = 100%

Para se aferir a aprovação ou reprovação, considera-se os percentuais encontrados em 5, 4 e 3 para cima ou 3, 2 e 1 para baixo, a depender da interpretação subjetiva que se deseje, sem contrariar as variáveis estatísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *