Coluna FIQUE DE OLHO: Valberto Lima viverá momentos históricos e não poderá deixar o cavalo passar selado

Coluna FIQUE DE OLHO: Valberto Lima viverá momentos históricos e não poderá deixar o cavalo passar selado
  • Por ClaudOmir Herzog

Duas datas, dois momentos importantes da História de Propriá e do Brasil terá o prefeito de Propriá, Valberto Lima (MDB) como protagonista de ações que poderão ser colocadas em prática, ou como ele mesmo diz “disparadas”. Ainda que simbólicas, o 7 de fevereiro e o 7 de setembro tem importância singular e plural, por serem destacados pelos 220 anos de Emancipação Política de Propriá e 200 anos de Independência do Brasil, sendo assim considerados momentos privilegiados para colocação em prática de projetos, programas e realizações edificantes que possam ficar marcadas definitivamente nas vidas de 30 mil propriaens. Serão sete meses entre lançamento e realizações em um período cujo cavalo não pode passar selado.

■ Uma causa de todos e de todas

A mobilização da sociedade propriaense contra os 80% da taxa de esgoto, cobrada pela DESO sobre o consumo de água, parece ter despertado mais do que a indignação popular, “atiçando” às paixões políticas na cidade.

■ 422.910 ouvintes na Atalainha em 2021

Os dados foram extraídos do aferidor de estatísticas da MaxCast, que hospeda desde 24/10/2020 o straining da Rádio Atalainha, a qual junto com a Tribuna da Praia integram a Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe.

■ Um recado para Valberto Lima

Quando o prefeito de Propria, Valberto Oliveira Lima, analisar humildemente o sentido da frase “aliados bajulam, adversários apedrejam, mas amigos dizem a verdade”, compeenderá os papéis de alguns (ou muitos) “atores” sociais (e políticos) na (da) cidade ribeirinha.

■ Nome de Edilene soa positivamente

Repercutiu positivamente entre os propriaenses a menção do nome da empresária Edilene Oliveira como ascendente natural para disputar em 2024 a Prefeitura de Propriá. Reticente, mas disposta aos desafios, ela ouviu declarações como esta: “acho que Propriá merece SIM alguém que o dinheiro não corrompa a índole da pessoa, e isso muitas das vezes parte de mulheres e Edilene é uma dessas”, para ilustrar sua aceitação.

■ “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem” – Rosa Luxemburgo

Instados pela indignação, mobilização e manifestação populares materializadas em um abaixo-assinado acolhido e encampado por 2.343 propriaenses, prefeito e vereadores saíram de suas respectivas zonas de conforto.

■ Bem vinda Flávia Calixto

A jovem e competente FLÁGIA CALIXTO ROCHA é a nova
diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde de Propriá, nomeada quarta-feira (12) através do Decreto n° 13/2022 em ato do prefeito Valberto Lima.

■ Prestem atenção em Piranhas

Resultado de uma consolidada política de turismo, a saber, nas gestões dos ex-prefeitos Inácio de Loyola e Melina Freitas e do atual Thiago Freitas Piranhas, a lapinha do sertão alagoano, passou de 40 para 2000 leitos para hospedar quem visita o terceiro mais importante destino turístico no vizinho estado.

■ Mensagem da Semana

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros” é a adulteração do sétimo mandamento do Animalismo, no romance satírico “A Revolução dos Bichos” (ou “Triunfo dos Porcos”), publicado em 1945 pelo escritor inglês George Orwell.

  • ClaudOmir Herzog (53) é membro da APLCAD e da ALASF – SE/AL| Fotos: Acervo Washington Prata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *