Para os apressadinhos, um alerta: não temos procuração nem afinidade política para defender a vice governadora Eliane Aquino (PT), mas segundo nosso sentimento de justiça e observando o curso da própria construção do projeto de poder que desde 2007 impera em Sergipe, ela é o nome natural para disputar o mandato de governadora em 2022, gesto que deveria ser assumido preliminarmente pelo seu partido, que agora teria um elemento substantivo a mais com a possibilidade real de Lula, líder em todas às pesquisas, voltar a disputa presidencial, assim, secundariamente atrairia os olhares… e apoio da base governista.
A ordem natural – Justifica-se essa condição de legitimidade de Eliane, os condicionantes que alçaram a candidatura de Belivaldo Chagas (hoje no PSD) a vice-governador em 2006 para contemplar o peso político dos Valadares (PSB), a barganha e “fura fila” de Jackson Barreto (MDB) em 2010, a compensação ao próprio Belivaldo em 2014 que herdou a titularidade em 2018 e disputou a reeleição em 2018.
■ O espólio de Déda:
Para assegurar aos eleitores de Marcelo Déda (1960/2014), a viúva Eliane Aquino compôs às chapas vitoriosas do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, atualmente no PDT (2016) e dois anos depois de Belivaldo Chagas (2018). Não seria razoável sugestionar seu nome como substituta natural quando inspirassem às possibilidades naturais de disputa do atual chefe do executivo, ou Eliane só serviu como cabedal e espólio de Déda para manter o atual projeto no poder e depois ser descartada?
■ Nem Fábio nem Rogério
Ao nosso ver, erra o PT ao preciptar uma pré-candidatura do senador Rogério Carvalho e o PSD ao estimular o deputado federal Fábio Mitidieri, este sem viabilidade eleitoral, ignorando a vice-governadora, a “bola da vez.”
■ Ah Edivaldo
Seria uma ingratidão a memória de Marcelo Déda se o prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira, não fosse o signatário de uma pré-candidatura da viúva de seu padrinho político, pois este só chegou onde está graças a fidelidade e amizade do saudoso líder político. Mas o que esperar de quem desembarcou de um partido (PCdoB) que o hospedou por longos 40 anos?
■ O 1° jornal do interior de Sergipe na internet
No ar desde 24 de abril de 2004, o site da Tribuna da Praia esartá completando 17 anos no ar, sendo o 1ª jornal do interior de Sergipe na internet. Fundada em 23 de agosto de 1983, a Tribuna da Praia é uma metamorfose na imprensa sergipana, nunca baixando a guarda, na trincheira da liberdade de expressão.
■ Nosso lema
“A função da imprensa é ser o cão-de-guarda, o denunciador incansável dos opressores, o olho onipresente e a boca onipresente do espírito do povo que guarda com ciúme sua liberdade. […] O dever da imprensa é tomar a palavra em favor dos oprimidos a sua volta. […] O primeiro dever da imprensa é minar todas as bases do sistema político existente.” (Karl Marx).
■ Gratidão
Muito obrigado aos nossos leitores, antes da edição impressa, atualmente da edição online e digital.
■ Mensagem
“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano)
por ClaudOmir Herzog | Claudomir21@gmail.com
(1) Devido a baixa visão, o autor utiliza a ferramrmta acessibilidade