Exclusivo: Colégio Amaral Lemos faz adesão ao EJAEM Tec a partir de 2021 – segue uma tendência real

Exclusivo: Colégio Amaral Lemos faz adesão ao EJAEM Tec a partir de 2021 - segue uma tendência real

O Colégio Estadual José Amaral Lemos, em Pirambu fez na manhã de ontem, 05, adesão a proposta da SEDUC de implantação gradativa a modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio em nível Técnico (EJAEM Tec), que será ofertado no turno da noite. O início das aulas está previsto nesta etapa inaugural para os estudantes do 1° Ano, com três semestres para conclusão do curso. Os alunos que renovarem matriculas nos 2° e 3° anos continuarão com às aulas normais no Ensino Médio Convencional até 2022, quando os últimos terão concluído seus estudos.

A medida visa, preliminarmente corrigir a distorção idade/série, dar celeridade aos estudos e segue uma tendência real que já vem sendo colocada em prática em outras cidades de diferentes DRE’s.

Aqui em Pirambu já temos uma experiência com cerca de 20 anos em Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Fundamental (EJAEF), ofertado pela Escola Municipal Mário Trindade Cruz. Até o ano passado, quem optasse pela continuidade dos estudos nesta modalidade, teria que se deslocar até Japaratuba ou mudar para outra cidade.

A implantação do EJAEM Tec no Amaral Lemos vem acompanhada de algumas mudançad e desafios, mrdiante alteração da matriz curricular, com fusão e incorporação de disciplinas, introdução de outras e necessidade de preparação do corpo docente no sentido de ajustar o processo de ensino-aprendizagem para ministtar aulas e disciplinas do, mesmo que incipiente, curso técnico.
A implantação do EJAEM Tec atende também um anseio da comunidade e deverá contriibuir para a inclusão cidadã e dimunuição dos altos índices na evasão escolar e razoável repetência, podendo converter alunos em estudantes.

por ClaudOmir Herzog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *