O Partido Comunista Brasileiro (PCB) através do Comitê Municipal de Pirambu, vêm a público manifestar e repudiar a política predatória do presidente Jair Bolsonaro, do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, que através do ICMBio extinguiu às bases do Projeto Tamar em Parnamirim (RN), da praia de Arembepe, em Camaçari (BA) e Pirambu (SE), que serão concentradas a partir da base avançada em Salvador. A medida arbitrária – mais um golpe contra o meio ambiente, sem consulta aos atores sociais e às comunidades, geram revolta e indignação. Nesta semana do Meio Ambiente, conclamamos o povo brasileiro a resistência.
O Projeto TAMAR (Tartaruga Marinha) foi criado em 1980 pelo IBDF, atual IBAMA com a finalidade de proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas presentes no Brasil – são sete no mundo. No município de Pirambu, estado de Sergipe, foi instalada a primeira base do país, principal sítio de reprodução/desova da espécie Lepidochelys olivacea, carinhosamente e popularmente conhecida por Oliva.
Resultado da fusão da SUDEPE (Superintendência do Desenvolvimento da Pesca) com o IBDF (Intituto Brasileiro do Desenvolvimrnto Florestal), nasceu em 22 de fevereiro de 1989 o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Projeto Tamar passou a integrá-lo, inclusive ampliando sua ação de proteção a tartaruga marinha e a ação de interação comunitária, através da educação ambiental e da propulsão as manifestações culturais, além do fomento a cadeia produtiva. Ações estás que fazem parte das nossas vidas, a exemplo de manutenção de grupos folclóricos (quadrilha junina, dança, capoeira e lariô), de artesanato (bordado), confecção, eventos como o Culturarte (Encontro de Cultura, Arte e Conservação de Pirambu) – o único que em Sergipe não se rendeu a cultura de massa, além do espaço multicultural Clubinho da Tartaruga, só para citar os de maiores visibilidade.
Com a criação do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em 28 de agosto de 2007, resultado de uma divisão das funções do IBAMA, o Projeto Tamar passa a integrá-lo, sobrevivendo como instrumento de defesa da espécie que se propõe preservar, contabilizando a soltura de 40 milhões de filhotes em 40 anos de existência, fomento a cadeia produtiva, sendo imprescindível sua importância sócio-econômica, a Base do Projeto Tamar em Pirambu é um patrimônio do povo brasileiro.
Pela sua natureza, urge a necessidade de manutenção das bases subtraídas pelos predadores encastelados no MMA/ICMBIO, sob pena de comprometermos o trabalho hercúlio deste projeto que preserva estes animais presentes em nossos oceanos há 150 milhões de anos.
Pirambu (SE) – berço do Projeto Tamar, 01 de junho de 2020.
Comitê Municipal
Partido Comunista Brasileiro