AIRTON COSTA: Presidente Estadual do DC/SE fala das expectativas para as eleições municipais 2020 em Sergipe

AIRTON COSTA: Presidente Estadual do DC/SE fala das expectativas para as eleições municipais 2020 em Sergipe

O biólogo Airton Costa Santos (57 anos), é o entrevistado desta semana da edição online do jornal TRIBUNA DA PRAIA. Airton cursou Ciências Biológicas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), época em que foi candidato a Vice-Presidente Nordeste da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ex-coordenador da CGTB em Sergipe foi candidato a governador em 2014 e a deputado federal em 2018, sendo na atualidade o presidente estadual do DC (Democracia Cristã), que nacionalmente é presidido pelo ex-deputado federal Constituinte, José Maria Eymael.

TRIBUNA DA PRAIA – Para início de conversa, defina com suas palavras o cidadão e político Airton Costa.
AIRTON COSTA – Bem, sou um militante político de muito tempo. Comecei no movimento estudantil na UFS chegando a ser candidato a vice-presidente Nordeste da UNE. Fui presidente da JPMDB de Ulissees Guimarães e Tancredo Neves. Além de integrar o MR8 movimento revolucionário 8 de outubro.
Estive na trincheira de lutas pela redemocratização do país e enfrentamos a ditadura no governo do general Fiqueiredo. Fui candidato a governador pelo PPL e pré candidato a deputado federal pelo PV. Hoje sou presidente do DC democracia cristã em Sergipe.

TRIBUNA – Fale agora sobre sua trajetória política e militância partidária em organizações da sociedade civil.
AIRTON – Como disse acima durante mais de 30 anos estive na luta pela soberania nacional e no enfrentamento da dominação do capital financeiro internacional em nosso país. Lutamos pela eleições diretas para presidente e pelas liberdades democráticas.
Hoje é muito fácil se dizer progressista ou de esquerda mais queria ver naquele época onde quase tudo era proibido.

TP – Do PSDC ao DC, resuma os caminhos percorridos pelo partido e como se deu o seu ingresso.
AC – A ideologia democrata cristã nasceu na Europa principalmente na Alemanha e Itália. Teve como princípio o cristianismo humanitário e libertário. Estamos presentes em mais de 100 países do mundo e aqui tivemos quadros importantes da política nacional como Franco Montoro, Jânio Quadros, Plínio de Arruda Sampaio e muito outros. Chegamos a ter 20 deputados federais. Nosso presidente nacional o deputado federal constituinte Eymael conseguiu reerguer o partido e hoje se chama DC Democracia Cristã e estamos caminhando para seus 75 anos de fundação.
Meu ingresso no DC se deu a convite de um amigo da Bahia e pela proposta de renovação que o DC tem para a sociedade brasileira, com independência e honestidade com o fortalecimento da família brasileira.

TP – O PSDC ganhou visibilidade em Sergipe quando o advogado Ricardo Leite disputou a Prefeitura de Aracaju em 1996, quais as expectativas eleitorais para o DC em 2020 na capital?
AC – Não conheci o Ricardo Leite, mais hoje a história se repete com a pré-candidatura a prefeito de Aracaju do delegado Paulo Márcio.

TP – Em quantos e quais municípios sergipanos o DC está se preparamdo para disputar as eleições e em quais deles já teria definido os nomes dos pré-candidatos a prefeito?
AC – Olha, estou na presidência do partido há apenas 4 meses e, modestia à parte, com muito trabalho conseguimos dar uma outra cara ao partido no estado. Para você ter uma ideia temos pré-candidato a prefeito nas duas principais cidades de Sergipe. Em Socorro temos o ex-vereador por 4 mandatos chamado Santos, em Aracaju nosso delegado e ex-presidente da ADEPOL Paulo Márcio. Temos também pré-candidatos em Santo Amaro, Areia Branca, Aquidabã, Santa Luzia, Itaporanga e Nossa Senhora da Glória com o Coronel Bonfim. Além de coligações em Itabaiana, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

TP – Em quais bases, princípios e valores se sustentam as propostas do DC para a sociedade?
AC – O DC preza pela solidariedade, humanidade e liberdade entre os povos. Somos um partido plural e representativo, essa falsa polarização entre um extrema direita fundamentalista e uma extrema esquerda sectária e mentirosa faz muito mal ao país. O Brasil precisa voltar a crescer, conter o desemprego e fortalecer as indústrias nacionais.

TRIBUNA – Você tem inscrição eleitoral em qual município? Disputará algum mandato eletivo ou apenas como presidente do partido concentrará esforços em coordenar este processo?
AIRTON – Meu domicílio eleitoral é Aracaju e nessas eleições não serei candidato, mas com certeza serei candidato em 2022 a um cargo majoritário. Nessas eleições estaremos juntos com os dirigentes do partido auxiliando e coordenando o partido no estado.

TRIBUNA DA PRAIA – Para finalizar, qual a mensagem que você deixa ao povo sergipano e aos leitores da Tribuna da Praia em especial?
AIRTON COSTA – Nessa grave crise da Pandemia do Coronavírus, todo o esforço tem que ser conjunto: políticos, empresários e trabalhadores para a gente superar esse momento. Esse é o recardo do DC ao povo de Sergipe e do Brasil. E lógico, venho agradecer a Tribuna da Praia pelo espaço que deu ao partido e em especial ao seu presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *