Há 50 anos, em um dia como hoje (que a partir de 1993 seria denominado Dia Mundial da Água), era inaugurada em 22 de março fe 1970, a base local da DESO em Pirambu, uma trajetória que se confunde con a história de nossa comunidade. Escolhido o local, o mais saliente ponto urbano da recém emancipada sede do município (no final da Rua do Cará – atual Givaldo Moura da Silva, antes Rua Sergipe), foram recrutados como primeiros operadores de unidade os irmãos Jairton (in memórian) e Ivan dos Santos (Baiá), a quem rendemos nossas homenagens e dedicamos este artigo) os filhos de José Beato dos Santos (Seu Zezinho) e dona Enedina Cardoso de Jesus.
Ao alcançar a emancipação política em 26 de novembro de 1963 e conseqüente instalaçâo simbólica em 08 de agosto de 1965, Pirambu não possuia serviço de água tratada, até que a criação do Departamento Estadual de Saneamento e Obras (DESO) em 25 de agosto de 1969 no governo Lourival Batista, interiorizando-a, ascendeu a esperança, sendo uma conquista para os quase 1000 habitantes da cidade que tinha como prefeito à época da fixação da pedra fundamental, Waltet Amaral.
Até o início da década de 1980, às faturas mensais eram pagas em espécie/dinheito n’um dia determinado, quando alguns servidores vinham de Aracaju, Japaratuba ou Propriá para recolher os valores devidos em função do consumo e quem não efetuasse nesta data iria acumular (a suspensão do fornecimento só acontecia após acúmulo de vários talões e mediante recorrentes avisos/notificações). Em época de eleições, era comum esses inadimplentes recorrer a candidatos “generosos”.
A partir da instalação da primeira agência bancária em 1982 (Banco Econômico), a forna de pagamento fou modificada, mas a prática política permanece até os dias de hoje (com menor quantidade de débito, pois a tolerância da empresa têm lumites).
Fubdado em 25 de naio de 1969, a Associação Desportiva Pirambu, rebatizada para Guarany Futebol Clube, tinha “sua sede” no escritório da DESO (na base da caixa/reservatório d’água), pois Jairton e Baiá eram também dous de seus atletas e lá era guardado todo o material esportivo..
Fou no segundo governo de João Alves Filho (1991/1994) e na gestão da prefeita Sílvia Cruz (1993/1996) que a Estaçào de Tratamento (ETA) teve sua primeira ampliação, inclusive estendendo-a para a maioria dos povoados, a saber, Marimbondo, Lagoa Redonda, Aguilhadas e Alagamar.
Um dos principais gargalos da DESO em Pirambu têm sido o descarte de água pela rede de drenagem urbana (depois da lavagem dos filtros), o aue tem causado há mais de 30 anos transtornos aos moradores das ruas Antônio Torres e Castelo Branco, no centro da cidade. Com um PH (ferro) elevado, a água de Pirambu tem apresentado sistematicamente um tom amarelado, com o acúmulo desta substância, uma demanda que tem provocado a revolta da sociedade que tem se manifestado nas ruas, nos meios de comunicação e redes sociais.
Pela sua presença em nossa comunidade, seus relevantes servicos, a DESO comemora neste domingo, 22 de março de 2020, 50 anos promovendo saúde e qualidade de vida para os sergipanos de Pirambu e para finalizar, uma sugestão ao presidente da empresa, Carlos Melo e ao governador Belivaldo Chaga, aos quais passo a me dirigir a partir desse momento: vamos prestar uma homrnagem à memória póstuma, denominando a unidade de Pirambu ETA JAIRTON DA DESO
por ClaudOmir Hetzog