CLAUDOMIR TAVARES: Jacarecica, a história de um povo

CLAUDOMIR TAVARES: Jacarecica, a história de um povo

Claudomir Tavares da Silva[1]
Ariovaldo Antônio Tadeu Lucas[2]

I – INTRODUÇÃO

A história das sociedades humanas, até hoje, gira em torno das perguntas que conseguimos formular, mas é movida, principalmente, pelas respostas que conseguimos encontrar a estas indagações. A ciência, por sua vez, teima em se mostrar dinâmica, introduzindo novos elementos a estas descobertas, constituindo-se numa simbiose perfeita, o que proporciona uma relação contínua fantástica.

Ao longo da história da humanidade, tem se verificado a opção dos povos, em todos os continentes da Terra buscaram ocupar terras banhadas por rios, principalmente aqueles mais caudalosos, em cujas margens formaram-se as condicionantes para a prática de atividades que lhes proporcionem suas sobrevivências.

Em função desta presença humana, constituíram-se as grandes civilizações da antiguidade, o que não se fez diferentes nos períodos subsequentes, dada abundância de água para a prática da atividade pesqueira, fertilidade dos solos, para a prática da agricultura, as condições favoráveis a navegação, elementos essenciais para a manutenção da vida na Terra.

Estabelecendo um paralelo histórico, ao tempo em que resguardadas as necessárias proporções, esta foi condição adotada na ocupação do território sergipano, notadamente onde está localizada o que convencionamos chamar de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, onde atualmente está presente o maior contingente populacional do Estado, encontrando-se nela a Sub-Bacia do Rio Jacarecica, marcado pela presença de três barragens, integrada por cinco municípios, a saber: Ribeirópolis, Itabaiana, Areia Branca, Malhador e Riachuelo.

O Rio Jacarecica, que denomina a Sub-Bacia, nasce na região da Terra Dura, em Ribeirópolis, e deságua no Rio Sergipe, que estende a denominação a bacia, na sede do município de Riachuelo. Aqui, sem pretensão de esgotar o tema, apresentar-se á possíveis respostas as questões referentes à área geográfica da sub-bacia hidrográfica, associando-a necessariamente aos desdobramentos mais significativos que caracterizaram a história de seu povo.
—–
Continuar lendo – http://tribunadapraia.blogspot.com/2016/04/claudomir-tavares-jacarecica-historia.html?m=0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *