22 DE MARÇO: “Acelerando a mudança”, Dia Mundial da Água em Pirambu

22 DE MARÇO: "Acelerando a mudança", Dia Mundial da Água em Pirambu

Em 2023, o assunto escolhido pela ONU para reflexões sobre o Dia Mundial da Água foi “Acelerando a mudança”, tendo como intuito reunir esforços no sentido de incentivar novas formas de uso, consumo e gerenciamento da água em nossas vidas.

Imbuída dessa responsabilidade de todos, a Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria Municipal de Educação estará desenvolvendo hoje, 22, “um conjunto de ações pedagógicas na perspectiva da educação ambiental”, informou a bióloga Augusta Barbosa (SEMED).

Pela manhã teremos a partir das 9 horas na Escola Municipal Odete Pereira de Santana, roda de conversa seguida de visita técnica ao reservatório da DESO, plantio simbólico de abacateira, contemplação do Vale do Japaratuba a partir do mirante assim denominado, todos no povoado Marimbondo, distante 15 km da sede do município.

Para estas atividades, foram convidados o geógrafo Fabrício Muniz, secretário de Meio Ambiente e o historiador Claudomir Tavares, professor da Escola Municipal Mário Trindade Cruz.

Outras ações semelhantes serão desenvolvidas nas escolas de educação em tempo integral Júlia Cruz Daltro (povoado Santa Izabel) e Laudelima Moura Ferreira (povoado Aguilhadas).

“Era Uma Vez Um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta.

Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo.

A águia intrigada, perguntou:

– “O bichinho, achas que vais apagar o incêndio com essas gotas?”

– ” Sozinho, sei que não vou,” respondeu o Beija-Flor “mas estou a fazer a minha parte”.

Envergonhada a águia chamou os outros pássaros e, juntos, entraram na luta contra o incêndio. Vendo isto, os elefantes venceram seu medo e, enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram cascas de nozes para carregar água, No fim, todos os animais, cada um do seu jeito, acharam maneirar de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou a debilitar quando, de repente, o Ser Celestial da Floresta, admirando a bravura destes bichinhos e comovido, enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já tão cansados – mas felizes…

Que possamos todos nós ter a coragem de fazer a nossa parte e a solidariedade de trabalhar juntos – na fé estarmos abertos para as bençãos do Sagrado…”

Autora: Wangari Maathai – Prêmio Nobel da Paz de 2004

Por Redação, com informações da SEMED

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *