Ex-primeira dama da capital e do estaro Eliane Aquino seria a “bola da vez?”
- Por ClaudOmir Herzog
Partido que administrou a capital, de 2001 a 2016, através do prefeito Marcelo Déda que dai foi alçado ao governo de Sergipe, o PT não abre mão de disputar em 2024 a Prefeitira de Aracaju. Responsável pela ascenção do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em 2006 a titularidade do cargo quando Déda renunciou para disputar o governo do estado naquele ano, o PT foi derrotado por este na eleição de 2020, quando Márcio Macedo não passou para o segundo turno. E qual seria o nome do partido de Lula para retomar a administração da capital?
■ Eliane Aquino
A coluna apurou que existe uma movimentação, ainda tímida, para que a ex-primeira dama, ex-vice-prefeita, ex-vice-governadora, atual suplente de deputada federal e secretária nacional de Renda de Cidadania Eliane Aquino seja a escolhida.
■ Mas…
No partido há quem defenda o apoio ao ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) e outras forças a preservação e ampliação da aliança com o Solidariedade, PV, PCdoB, … PSOL e a ala progressista do MDB, ainda liderada por Jackson Barreto.
■ Euriquinho de novo?
O ex-prefeito de Aquidabã, Eurico de Souza Filho, o Euriquinho, confirmou que será candidato a prefeito em 2024, independente do apoio ou não do atual Mário de Lucena. Teria o apoio do também ex-prefeito Marcos da Acauã.
■ Concurso Publico
Passados quase 35 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988, que prevê o ingresso no serviço público via concurso de provas e títulos, finalmente a Câmara de Vereadores de Japaratuba irá realizar o cerame. Vamos aguardar.
■ Valmir de Nira
Em seu segundo mandato como prefeito de General Maynard, Valmir de Nira negou que esteja pensando em transferir seu domicílio eleitoral para a vizinha Carmópolis. Sei não, viu!
■ Hebert Pereira
O advogado Hebert Pereira, ex-candidato a prefeito em 2020 e assessor do senador Alessandro Vieira (PSDB) assumiu a secretaria de Defesa Pessoal em Barra dos Coqueiros, ampliando a base administrativa do prefeito Alberto Macedo (MDB), que não confirma, mas irá disputar a reeleição em 2024.
■ Inelegível
Decisão da Justiça Eleitoral datada de 27 de abril de 2022, confirma a inelegibilidade do ex-prefeito de Propriá, Renato Brandão (PT?) até 2029. Renatinho administrou a cidade ribeirinha de 1997 a 2004, tendo concluído seu segundo mandato há 19 anos
■ Violência política de gênero
O vereador Jorge Rabelo (PSD), presidente em exercício da Câmara de Barra dos Coqueiros, cometeu inominável violência política de gênero contra sua colega, a vereadora Frankeline Bispo (MDB), ao chamá-la de “burra” na sessão Ordinária de 9 de março. Já em 16 de maro, Rabelo mandou cortar o microfone da parlamentar, num abrupto gesto de autoritarismo.
■ Mensagem da Semana
“Conhecimento e afeto, quanto mais se guarda, mas se perde” – Mário Sérgio Cortela
- ClaudOmir Herzog (54) escreve aos finais de semana na Tribuna da Praia