Coluna FIQUE DE OLHO: Em três cidades de Sergipe, existem prefeitas de direito e respectivos prefeitos de fato

Coluna FIQUE DE OLHO: Em três cidades de Sergipe, existem prefeitas de direito e respectivos prefeitos de fato

Ailton Nascimento, Neudo Alves e Hyago França dão às cartas nas gestõe

  • Por ClaudOmir Herzog

Em pelo menos três municípios sergipanos, existem as prefeitas de direito, que foram votadas e legitimamente eleitas, mas é notório que os prefeitos de fato são esposo, tio ou filho. E possível e muito provável que este número seja maior e o leitor sabe exatamente, provavelmente como testemunho auricular de exemplos. Logo, estes casos inusitados não são recentes nem endêmicos de Carmópolis, Cedro de São João ou São Francisco.

■ “… do poder uma armadilha, …”

Eleita prefeita de Carmópolis por três mandatos, Esmeralda Cruz (ex-PP, ex-PT e atual PSD), quando da campanha de 2012, tinha como promessa, não fazer “do poder uma armadilha, um negócio de familia” (referindo-se ao então prefeito – por quatro vezes – Wolney Leite Alves), mas o fez, nomeando parentes para alguns dos principais cargos.

■ .”.. um negócio de familia”

Em seu atual mandato, alcançado em 2020 Esmeralda ousou e escolheu o filho Hyago França, então presidente do Confiança como candidato a vice-prefeito. E é ele quem fala pela prefeita, concede entrevistas, sendo o prefeito de fato. Estaria ele sendo preparado para assumir a titularidade e nesta condição, disputar a reeleição?

■ Diga que eu faço

Em Cedro do São João, no Baixo São Francisco, a prefeita Layana Soares da Costa (União Brasil) foi eleita em 2020 para suceder o tio e então prefeito, Neudo Alves, mas passados dois anos e dois meses, é o ex-gestor quem exerce de fato as coordenadas políticas, enquanto a prefeita apenas segue a cartilha de um projeto familiar.

■ Está tudo em casa

Apesar de murmuros que são de domínio público em São Francisco, o ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da prefeita Alba Nascimento (MDB), tem plenos (será?) poderes na gestão da ex-primeira dama, inclusive indicando amizades com vultosos salários. Apesar das “asas quebradas”, é ele quem fala como se assessor de imprensa fosse (ou é?).

■ Tarefas divididas

O vice-prefeito de Carmópolis, Hyago França justificou que dividem às tarefas, inclusive enquanto ele “estava no rádio concedendo entrevistas, a prefeita participava de reuniões”, disse. Não conseguimos falar com os ex-prefeitos Neudo e Ailton. Se necessário, atualizaremos a coluna.

■ Uma história de conquistas e conquistados

A historia recente de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, tem sido marcada pela eleição de políticos importados, destacando-se como exemplos, o ex-prefeito de Areia Branca, Zé Franco e o ex-vereador de Aracaju, Fábio Henrique, que eleitos prefeitos da cidade, totalizaram quatro mandatos.

■ A história se repete

Dizem que um raio não caí duas vezes no mesmo lugar, né? Lêdo engano. Em Socorro, eles cairam uma, duas, três, … vezes. Não é que já estão preparando a deputada federal Yandra Moura (União Brasil) para disputar o município das antigas salinas em 2024? Duvidam? Eu não… Se o ex-deputado federal André Moura, presidente estadual do UB e seu pai, articulou sua eleição como a mais votada do estado para a Câmara Federal e alçou o então candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) de uma discreta “medalha de bronze” ao
surpreendente ouro nas eleições 2022, poderá como arquétipo da política sergipana emplacar o primeiro suplente Fábio Henrique para a 4ª Superintendência da Codevasf e a partir de 2025 retomar sua cadeira como bom deputado que fora. Dúvidas? “Milive!”.

■ Mensagem da Semana

“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. – Karl Marx MARX, K., Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, 1852.

  • ClaudOmir Herzog (54), escreve aos finais de semana na Tribuna da Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *