Governador não escalou Dr Nilton Souza, aliado histórico e de comprovada intrinsicalidade ao projeto
- Por ClaudOmir Herzog | claudomir21@gmail.com
Não temos procuração para fazer aqui nem em outro espaço que ocupamos, a defesa de quem quer que seja, muito menos de fazer apologia ao fracasso do governo Fábio Mitidieri, ao tempo em que desconhecemos, presume-se, às razões de suas escolhas. Mas a isenção e responsabilidade de quem atua há quase 40 anos na comunicação alternativa sergipana, somos instados por dever de consciência a fazer nossas observações, acreditando que após a leitura destas, o político tome a decisão que melhor lhe apetece, a luz da indispensável mediação entre o pessimismo da razão com o otimismo da emoção, como nos ensinou no inicio do seculo XX, o italiano Antônio Gramsci.
■ Uma trajetória de gratidão
Acompanhando a trajetória vencedora do filho do cioso Luiz Mitidieri, de quem a gratidão herdou, sempre foi uma árvore frondosa com os aliados pretéritos e uma casa acolhedora para seu gerúndio leque,ampliar.
■ Mire-se nos exemplos
São vários exemplos o que lhe conduziu a condição de candidato e daí a sua ascenção ao Palácio do Governo. Não estou aqui fazendo uma análise em torno de suas escolhas, mas saudando-as em nome de nossa amiga Antônia Amorosa (Cultura) e nesta mesma toada, do nosso conterrâneo Gilson dos Anjos (Endagro) – me abstendo de observar o espectro político, por não ser este o objeto desta postagem.
■ Aliado desde o princípio
Tenho absoluta tranquilidade para comentar uma surpresa ao não lê (ainda) a re-nomeação (ou remanejamento) do economista José Nilton de Souza, o Dr. NILTON, ex-prefeito de Pirambu (2009/2012) e principal expoente da oposição no plano local, mas aliado ao projeto que está no poder estadual desde 2007.
■ Uma trajetória desde os anos 1980
Acompanho as pegadas de Zé Nilton em Pirambu desde o final da década de 1980 e ainda que adversário, quando este passou a exercer protagonismo em 2004, sempre nutri por Zé Nilton o mais profundo respeito. E creio que a recíproca seja verdadeira. Logo, sou testemunho de sua inequívoca fidelidade, identidade e imbuição ao projeto que foi liderado por Marcelo Déda (2007/2013), Jackson Barreto (2013/2018), Belivaldo Chagas (2018/2022) e seu engajamento na campanha de Fábio Mitidieri em 2022, não se fazendo de rogado em assim fazê-lo, mesmo com o retorno de André Moura, adversário local, ao grupo que ajudou a eleger Mitidieri governador de Sergipe.
■ O espólio de Dr. Nilton
Dr. NIlton tem todas as credenciais para permanecer na estrutura executiva do Governo de Sergipe e me arrisco em afirmar que foi sub-utilizado pelos gestores anteriores que ignoraram sua experiência na iniciativa privada, talvez por não ser Pirambu um município com o peso eleitoral e político de outros que não citaremos, mas que tem quadros de menores predicados ocupando cargos estratégicos.
■ Os olhos da razão de Fábio
Mas Fábio Mitidieri é de maior, batizado, casado e vacinado, logo, fazendo e tomando decisões que as classificam como producentes, mas poderia ter feito algumas com os olhos da razão, não por indução de quem acredita lhe permitir conforto político. Mas posso afirmar peremptoriamente que neste caso em particular, pode estar apostando na quadratura do círculo.
■ Mensagem da Semana
“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”
– Luis Fernando Verissimo
- ClaudOmir Herzog (54) escreve semanalmente neste espaço.