- Por ClaudOmir Herzog | cladomir21@gmail.com_
O município de Carmópolis, no Vale do Japaratuba, celebra amanhã, 16 de outubro, 100 anos de Emancipação Política. Por ocasião desta data e marco histórico, estaremos lançando a primeira emissora totalmente digital na cidade, como retribuição e gratidão, um gesto de carinho em forma de streaming, através do qual dialogamos com o povo massacará. Até o final da manhã deste sábado, 15, concluiremos as tratativas e já nas primeiras horas do dia festivo estaremos no ar em caráter experimental.
■ Centenário de Carmópolis
Ao longo dos últimos meses, dialogando com alguns amigos, quiçá futuros parceiros, surgiram várias propostas de nomes, sendo Rancho, Nação Massacará, C100, R16, Nova Ouro Negro, Carmópolis Web; mas prevaleceu Rádio CENTENÁRIO de Carmópolis, nomenclatura embrionaria desse projeto comemorativo.
■ Como ouvir?
Estaremos aguardando a liberação do streaming e assim que este passo for concluído, efetuaremos o compartilhamento no portal tribunadapraia.com.br, até que este seja disponibilizado em outras plataformas.
■ Sustentabilidade
Para que a web rádio possa se manter, haja vista os custos mensais contratuais com provedor de streaming, será necessário firmar parcerias com o comércio local e a solidariedade de amigos.
■ Equipe
Os integrantes da Rádio CENTENÁRIO de Carmópolis (RCC) serão, a princípio, voluntários, pois se trata de um projeto incipiente cuja continuidade está condicionada a aceitação da sociedade, carmopolitana, dos ouvintes e parcerias biunívocas.
■ Programação
Ainda em aberto, a programação será constituída a partir das sugestões dos ouvintes, destacando-se pelo jornalismo (all news), entrevistas, debates e, documentários
■ Filiação
A Rádio CENTENÁRIO de Carmópolis não está só e já nasce filiada a Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe (RPCA Sergipe) e a Associação Sergipana de Web Rádios e Web TV’s (ASWRTV).
■ Imprensa livre
“A função da imprensa é ser o cão-de-guarda, o denunciador incansável dos opressores, o olho onipresente e a boca onipresente do espírito do povo que guarda com ciúme sua liberdade. […] O dever da imprensa é tomar a palavra em favor dos oprimidos a sua volta. […] O primeiro dever da imprensa é minar todas as bases do sistema político existente.” – Karl Marx
- ClaudOmir Herzog (54), é coordenador da Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe e membro da Acadêmia Carmopolitana de Letras e Artes (ACLAC)