Vereadores Sérgio Lima (MDB) e Milton Nunes (PSB) são às “bolas da vez”
- Por ClaudOmir Herzog | claudomir21@gmail.com
Eleitos por partidos de “oposição” (sic), os vereadores Milton Nunes (PSB) e Sérgio Lima (MDB) estão literalmente “de corpo e alma” engajados na base de apoio ao prefeito Guilherme Melo (UB) na Câmara de Pirambu, votando in-condicionalmente” em todas às matérias de interesses do Executivo e contra aquelas que a este poder desagrada, ainda que de interesse social e da cidadania Mas o erro deverá ser creditado aos líderes (“proprietários”) destes partidos que mesmo sabendo das práticas fisiologistas, os aceitaram como candidatos aqueles políticos que apenas se filiaram, pois sabiam que por eles teriam maior facilidade em eleger-se, avaliando que teriam dificuldades de êxito por partidos da situação, aos quais se somaram depois de eleitos, até mesmo antes da posse. O entendimento da oportunista e cluentelista oposição em Pirambu era que precisava dos votos e apoios para eleição dos candidatos majoritários, como se, divididos, tivessem alguma chance de vitoria: “nunca na galáxia”.
■ Quem tem medo das transmissões AO VIVO?
Cresce em todo o pais o número de Câmaras de Vereadores transmitindo através de plataformas online em áudio e vídeo das sessões plenárias. Vizinhas de Pirambu, às Câmaras de Barra dos Coqueiros e Pacatuba já o fazem. Nos extremos limítrofe de Sergipe, Estância e Propria já o fazem há muito tempo. Em Pirambu permanece reticente a presidente Tatiane Pereira (UB) que está há um ano e cinco meses “se organizando”, sem sinalizar que o fará até o final de 2024. A Rádio ATALAINHA, que pela Internet alcança todo o município e o mundo, cumprindo sua função social, compromisso com a comunidade, se propôs transmitir sem custo algum para aquela casa, mas a parlamentar decepcionou, negando esse direito a informação. Foi oferecido, inclusive, equipamento e treinamento para às transmissões pelas redes sociais, mas a vereadora, sabe-se lá por quais motivações, vetou reiteradas vezes as transmissões pela Atalainha, a rádio que há 12 anos toca o seu coração. Vereadora, o povo de Pirambu tem o direito de ser bem informado. Fazendo aqui uma rápida e i formal consultoria, tivesse a vereadora economizado uma das excessivas diárias em vários eventos que nunca acrescentam absolutamente nada ao Parlamento e a sociedade pirambuense, estariam assegurados os mínimos recursos para viabilizar este serviço imprescindível e de tamanha relevância.
■ A quem serviram Vado e Silvia?
Não somos irresponsáveis ao ponto afirmar que foram propositadamente as intenções das candidaturas divisionistas de Vado de Gago/Silvia Cruz em 2012 e Silvia Cruz/Vado de Gago em 2020, invertendo as posições de prefeito e vice-prefeito na chapa majoritária pelas vitórias de Elio Martins no primeiro e Guilherme Melo no segundo exemplo. Mas à luz de ambos os resultados, ninguém em sã consciência ignora terem sido ele e ela os principais responsáveis, úteis “cabos eleitorais” para asseverar o retorno e consolidação do grupo liderado por André Moura em Pirambu, aliás de quem já foram aliados formais e informais não faz muito tempo. Como diria um amigo nosso, Elinho e Guilherme, que não dormem de toca, “gaitharam”. É ou não é?
■ Uma fratricida “guerra fria”
As vereadoras Tatiana Pereira e Gilvania Cruz travam explicitamente uma indisfarçável disputa pela indicação na chapa majoritária que terá o prefeito Guilherme Melo (como elas, também UB). Nenhuma delas têm a simpatia do grupo que prefere manter a agregadora Detinha da Farmácia, cujo direito a reeleição é inalienável. Questionada se não tendo o aceite para ser a escolhida pela situação, se aceitaria integrar a chapa majoritária que terá Niltinho Filho (MDB,) mais uma vez, a resposta de uma delas (???) foi … Como nossos leitores e leitoras são sábios, já imaginam qual foi a resposta. Né?
■ Surpresa agradável
A atuação dos dois parlamentares remanescente da oposição, Carlos André (PSD) e Jadna de Claudevi (MDB) tem sido bastante elogiada pela sociedade pirambuense, cujos ainda não sensibilizados cidadãos deveriam se inspirar. Afinal, alguns parlamentares têm sido negligentes em suas prerrogativas de vereador (do grego, vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho).
■ Picos de audiência em Pirambu
Entrevistado de 17 de maio no programa “A Voz do Povo”, que vai ao ar de segunda à sexta, das 11 às 12 horas, George Almeuda contribuiu para o maior pico de audiência do mês. Os áudios da entrevista estão na Tribuna da Praia datados daquele dia (Clique aqui).
■ Mensagem da semana
“Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom.
Afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo.”
– John Lennon
- ClaudOmir Herzog (53) é Cidadão Honorário de Pirambu, escreve aos finais de semana na Trribuna da Praia