Escalado para “bater” literalmente em pré-candidato a governador, estratégia de marqueteiros de Fábio Mitidieri vira efeito bumerangue em Sergipe
- Por ClaudOmir Herzog
A estratégia adotada pelos marqueteiros da pré-candidatura do deputado federal Fábio Mitidieri ao Governo de Sergipe pelo PSD, virou efeito bumerangue e contribuiu efusivamente para acapultar o nome de Valmir de Francisquinho, que também disputará o mesmo cargo pelo PL. Escalado para “bater” literalmente no conterrâneo, o ex-prefeito de Itabaiana e atual presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PSD) classificou ao longo desta semana seu desafeto e adversário político como “maluco, inconsequente, … está praticando estelionato eleitoral”, batendo “sen dó nem piedade” como se fosse “pandeiro em samba”, elevando para uma escala estadual as questões e questiúnculas paroquiais, comparando as gestore de ambos como se esta fosse uma eleição para a prefeitira da cidade serrana. Está tática não tem funcionado, ao tempo em que o efeito volta-se para o lado que apela, pois de marco temporal concomitante, pesquisa de opinião indica que se a eleição fosse realizada neste período, o pelista teria índices superiores aos três pré-candidatos imediatamente situados em sequência.
■ Linhas editoriais indisfarçáveis
Algumas emissoras de rádio da capital e do interior não conseguem disfarçar suas linhas editoriais preferências pela pré-candidatura governistas, enquanto outras também o fazem favoráveis à “principal” pré-candidatura da oposição. Sabemos que nenhum ser humano é neutro, pois a própria ‘neutralidade” é parcial, mas estas emissoras de rádio, por serem concessões públicas devem se pautar pela indispensável isenção
■ André Moura está inelegível
Do ponto de vista legal, o ex-deputado federal André Moura (UB) não terá a menor chance de disputar um mandato pelas próximas eleições, pois está irremediavelmente inelegível em 2022, 2024, 2026 e 2028.
■ Um “náufrago” em plena pré-campanha
Algumas pré-candidaturas ao Governo de Sergipe já nascem em pleno naufrágio – é o caso do advogado João Fontes (PTB), ex-deputado federal petista convertido em bolsonarista.
■ Zé Ntlton não fará campanha em Pirambu
Com um vultoso salário de cargo executivo na estrutura do governo Belivaldo Chagasx (PSD), o ex-prefeito de Pirambu, José Niltom de Souza (MDB) poderá até votar em Fábio MitidIeri (PSD) para governador, mas não “dará às mãos” ao ex-deputado federal André Moura (UB), adversário político no plano local.
■ Jadna fará opção por Valmir ou Alessandro
Coerente com seus princípios, compromisso com os eleitores que lhe confiaram o voto e diante da omissão e orfandade das lideranças de seu partido, o MDB, a vereadora por Pirambu, Jadna de Claudevi tomará uma atitude e anunciará o caminho e o nome do pré-candidato a governador que terá seu apoio em Pirambu, afinal, política é ocupação de espaço e a atuante parlamentar não se omitirá ou cruzará os braços.
■ Estou com Fábio, mas não com adversários
O vereador Carlos André afirmou que irá votar e pedir votos em Pirambu para o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri, ambos do PSD, mas não caminhará ao lado do prefeito Guilherme Melo e o ex-deputado federal André Moura, ambos do União Brasil, dos quais é adversário.
■ Vereador cobra transmissões de sessões
Overeador CARLOS ANDRÉ (PSD) voltou a cobrar da presidente TATI DE DIMAS (UB) transmissões das Sessões da Câmara de Pirambu pelas redes sociais.
■ Em clima de humor, uma pérola de Samuel
Em tom de humor, o vereador propriaense Samuel Menezes (UB) declarau na sessão de quinta-feira (12) que só estudou Inglês e francês, não estudou russo nem polonês. Em tom de humor, acreditamos que o nobre parlamentar deveria ter estudado mesmo o nosso bom e velho português.
■ Eleições sindicais anuladas em Propriá
A Justiça do Trabalho de Propriá decide sobre pedido de anulação das eleições sindicais do SINDSERV – atual presidente Jânio Melo disse que recorrerá diante do que classifica incorreção dos que buscaram tal impedimento e imbróglio.
■ Circuito das Lagoas do Baixo São Francisco
Composto por um conjunto de lagoas urbanas (Cedro de São João, Propriá e São Francisco) e rurais (Amparo de São Francisco, Neópolis e Propria), sem prejuízo de outros não citadas, o “Circuito das Lagoas” poderia se constituir em uma rota de turismo sustentável, mas falta em todos estes municípios ações no sentido de viabilizar o que seria um item imprescindível para a economia e o desenvolvimento do Baixo São Francisco, mas …
■ Propriá, patrimônio cultural de Sergioe
Com um casario secular, arquitetura dos séculos XIX e XX, o sítio (centro) histórico da cidade de Propriá é um dos mais completos de Sergipe e precisa ser estudado nas escolas públicas e particulares, incluindo às confessionais, a partir de uma ação teórica-prática de educação patrimonia, ao tempo em que objeto de políticas públicas de conservação do patrimônio cultural.
■ Da Favela ao Caos
25 anos depois, da Favela do CAIC ao Conjunto Santo Antônio, a saga de um povo e a luta por teto em Propriá,, mas também por dignidade humana, item inobservado pelas gestões municipais em um quarto de século.
■ Dez anos do GEPEPP em Pirambu
Fundado em 18 de maio de 2012, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial de Pirambu completa na próxima quarta-feira 10 anos dr existência, sendo ele o primeiro em Sergipe fora da estrutura oficial.
■ ABLA sob nova direção
A professora Miraci Correia é a nova presidente da Academia Barracoqueirense de Letras (ABLA), substituindo a também professora Anabi Jesus, que a presidia desde 2018.
■ Sucesso em quatro estados
Apresentado pelo radialista e advogado Renner Alves, o programa semanal “A HORA DA NOTICIA” vai ao ar todos os sábados, das 12 às 14 horas pelas rádios Independente, Piau, Cidade (Piranhas/AL) e Atalainha (Barra dos Coqueiros/SE), ecoando pelo dial (frequência) nos Estados dr Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) e pela Internet (web) nos cinco continentes da Terra.
■ Mensagem da Semana: O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
– Bertolt Brecht
- ClaudOmir Herzog (53) é professor, historiador e comunicador popular; escreve aos finais de semana na Tribuna da Praia