Sobre o conflito entre o ICMBio e a comunidade do povoado Lagoa Redonda (leia mais sobre o tema neste portal), distante 14 Km da cidade de Pirambu, o professor, geógrafo e secretário municipal de Meio Ambiente Fabrício Muniz (foto) afirmou que “o maior limitante mesmo é a classificação da categoria dessa reserva”, disse. Segundo ele, “essa categoria é inadequada para conviver tão próximo de um município tão visitado como o nosso”, acrescenta o secretário. Ainda de acordo com Muniz, “o certo para mitigar esses conflitos é recategorizar a reserva para um Parque Nacional por exemplo”, defende o geógrafo. “Dessa forma, seria possível realizar atividades comerciais, o ecoturismo e essim, a cidade crescia e se desenvolvia junto com o turismo local, onde o potencial é imenso”, acrescentou.
A ação como foi feita na última segunda-feira (28), não teve o apoio da comunidade que reagiu com veemência, arrancando o portão (cancela) constataram vários atores sociais ouvidos pelo portal Tribuna da Praia e a Rádio Atalainha, “mas se tivesse sido efetuada com a participação de todos, acreditamos que seria feito com a mudança da metodologia e em um equilíbrio sustentável entre as partes”, ponderou Fabrício. “Em nossa gestão vamos estudar as bases legais para pleitear por essa mudança de categoria”, concluiu.
Em postagem que transcrevemos em nosso portal, o gestor da unidade da conservação Rebio Santa Isabrl, Tiago Almeida esclareceu que “o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que a colocação do portão e das placas de sinalização na Rebio Santa Isabel atende à condicionante do licenciamento da Rodovia SE-100 na região e visa coibir o acesso de veículos no interior da Unidade de Conservação Federal”, disse. Tiago acrescentou que “o Instituto ressalta que o acesso dos pedestres e comerciantes está garantido até a resolução do caso”, revelou.
Por intermédio da jornalista Jéssica Feitosa, secretária de Comunicação,
informou a redação da Tribuna da Praia que a Prefeitura de Pirambu oficiou ao gestor da Rebio Santa Isabel (ICMBio) solicitandd para a próxima semana a realização de uma reunião entre esta, o Poder Publuco (Prefeitira e Câmara de Vereadores), aberta a participação da sociedade civil
Está reunião, quando confirmada, será transmitida em tempo real pela web Rádio Atalainha (é só clicar no Play abaixo para ouví-la)
- Por ClaudOmir Herzog | Foto: Divulgação