Coluna FIQUE DE OLHO: Começa neste domingo (23) em Propriá a maior manifestação de fé e religiosidade popular do Baixo São Francisco sergipano e alagoano

Coluna FIQUE DE OLHO: Começa neste domingo (23) em Propriá a maior manifestação de fé e religiosidade popular do Baixo São Francisco sergipano e alagoano
  • Por ClaudOmir Herzog

Ela é a maior romaria de Sergipe, a mais representativa manifestação de fé e religiosa popular no Baixo São Francisco sergipano e alagoano, encerrando assim o Ciclo Natalino iniciado com a celebração pelo nascimento do menino Jesus, continuando com as festas de Santos Reis e culminando com às procissões fluviais em cidades de Sergipe e Alagoas. Durante uma semana teremos concentrações aos pés dos mastros (Quintino Bocaiuva/”Mastro da Ponte”, Banca do Peixe, Nelson Melo/”Mastro da Prainha” e Poeira/Matadouro/”Mastro Pau-de-Arara”), missas, procissões, adorações e a grande romaria das águas que atrai milhares de romeiros de 27 cidades sergipanas, 12 cidades alagoanas, familiares e turistas de vários estados do Brasil e de diversos países de todos os continentes da terra. Começa a 108.ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes.

■ A maior festa de Sergipe, uma das maiores romarias do mundo

Patrimônio imaterial de Sergipe, está para nosso estado, resguardadas as devidas proporções o que é o Círio de Nazaré (Pará) para o Norte às romarias de Juazeiro do Norte (Ceará) para o Nordeste, o Ciclo de Aparecida (São Paulo) para o Brasil, Nossa Senhora de Guadalupe (México) para a América Latina e Nossa Senhora de Fátima (Portugal) para a Europa.

■ Turismo religioso por excelência

Que às lições forçosas impostos pelas restrições da Pandemia do Covid-18, 29, 21 e 22 leve-nos as autoridades civis, religiosos e operadores conscientizam-se da necessidade de consolidar a Festa do Bom Jesus dos Navegantes como uma celebração essencialmente religiosa, assim como é, por exemplo, a de Divina Pastora e Senhor dos Passos (São Cristóvão) em Sergipe e Nossa Senhora Mãe dos Homens (Feliz Deserto), embaladas, cada uma com suas especificidades.

■ Desmembrar Encontro Cultural

Criado na década de 1980, por artistas e intelectuais, laureados pelo CSU (Centro Social Urbano) e mais tarde encampado pelo público, eis aí uma oportunidade de um futuro próximo, desmembrá-lo da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, que deve voltar a ter cunho essencialmente religioso, otimizando-o para a Emancipação Política, que em 2022 completa em 7 de fevereiro 2020 anos.

■ A função social da Praça de Eventos

O sítio ou centro histórico de Propriá precisa ser preservado assim como é em Olinda (PE) e Salvador (BA), seu caráter de patrimônio arquitetônico de nossa cidade, logo deve a sociedade se convencer da necessidade de não permitir a realização da chamada cultura de massa, logo transferindo a chamada “festa social” para outra data, que deveria ser objeto de uma audiência pública.

■ Programação da 108.ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes

○ Domingo, 23/01

06:00 – 1º Trilha da Fé;
19:00 – Missa de Abertura na Capela do Bom Jesus;
20:30 – Procissão até a Igreja Matriz – N. Sra. Mãe dos Homens.

○ Segunda, 24/01

18:00 – Procissão dos motoristas e motoqueiros;
19:30 – Missa na Igreja do Rosário.

○ Terça, 25/01

19:00 – Procissão saindo do Alto do Aracaju, 199 (Residência de D. Creuza);
19:30 – Missa no Mastro da Quintino Bocaiúva.

○ Quarta, 26/01

19:00 – Procissão saindo da Rua da Glória, 93 (Residência de Lucimar);
19:30 – Missa no Mastro da Banca do Peixe.

○ Quinta, 27/01

19:00 – Procissão saindo da Rua das Cajazeiras, 1435 (Residência Vânia);
19:30 – Missa no Mastro da Nelson Melo.

○ Sexta, 28/01

19:00 – Procissão saindo da Rua da Palma, 380 (Residência de José Antônio);
19:30 – Missa no Mastro da Poeira.

○ Sábado, 29/01

19:00 – Missa pelas famílias e Bênção do Santíssimo no pátio do Colégio N. Sra. das Graças.

○ Domingo, 30/01

09:00 – Missa Solene do Bom Jesus dos Navegantes;
14:00 – Adoração e Bênção do Santissimo;
15:00 – Saída do Bom Jesus da Catedral procissão fluvial Após procissão: Missa de Encerramento.
Fonte: Paróquia De Santo Antônio de Propriá.

■ Mensagem

“Visitantes e turistas de cidades vizinhas ou distantes, pessoas ligadas pelo parentesco as nossas famílias, romeiros do Bom Jesus dos Navegantes recebam os cumprimentos de boas vindas de nossa Gente, nesse dia que, todos unidos para uma das maiores festividades do Baixo São Francisco, estreitarmos mais ainda os laços de fraternidade e da amizade”. (Jornal A Defesa, 1972 – Apud Andréa de Corália, 2022).

  • ClaudOmir Herzog (53) é cidadão Honorário de Propriá, escreve aos finais de semana neste espaço | Fotos: Edilene Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *