Quando chega janeiro já se sonha com o último domingo do mês.
- por Edilene Oliveira
Durante todo o mês a comunidade, amigos devotos e comissão dos mastros se mobilizam para fazer com que essa festa fique ainda mais linda.
A subida do mastro acontece um domingo antes da festa de Bom Jesus momento de suspense e força braçal, com o calor da alegria em vê-lo novamente erguido;
■ A missa
Nesse segundo momento já se pensa na missa onde mulheres, o grupo Santa Rita e muitos moradores unem-se para organizar o palanque e o local onde acontecerá a missa campal, moradores da cidade veem até esse lugar ouvir um pouco sobre a palavra de Deus.
Nos dias que se antecedem a festa, quase todas as manhãs sempre solta pistolões, promessas são cumpridas pelos fieis ao Bom Jesus.
No domingo da festa, a romaria dos fiéis, começa bem cedinho ao nascer do sol para estar próximo ao mastro, cada ano sempre acontece algo diferente, já se teve por muitos anos um grupo de pífano que tocava pela manhã, agora com a Imagem do Bom Jesus, a romaria se tornou constante, momentos de fé e de alegria e registro de imagens ao lado do Bom Jesus.
A partir das 13 horas se começa toda arrumação dos fogos para que tudo ocorra na paz e sem risco.
É chegado o momento mais esperado do ano.
A procissão fluvial do Bom Jesus dos navegantes
Durante a passagem da balsa com a imagem em sentido de descida das águas, existe um cortejo com a queima dos fogos, quando passa por baixo da ponte a imagem é recebida com a chuva de papel picado, como um rito de passagem. Agora a procissão fluvial está voltando para a saída das imagens do Bom jesus das águas e retorno a terra para missa campal.
É chegado o momento mais esperado por todos que fazem a comissão do MASTRO POEIRA. Desde janeiro de 2019 com a vinda da imagem do Bom Jesus que antes estava nas margens da BR101 para o cais do Mastro Poeira acontece um momento único, as duas imagens se encontram uma de frente a outra, abençoando a todos ali presente dentro e fora d’água nesse instante a nossa linda queima de fotos do MASTRO POEIRA .
Cada um expressa a sua fé da maneira que o espirito santo te conduz, lagrimas de alegria descem pelos rostos de um povo que tem uma devoção imensa , alegria em ver que um trabalho de um ano chegar ao final com muita paz e alegria, pessoas aplaudindo e professando sua fé.
Muitos têm seus momentos de intimidade com Bom Jesus e as bençãos alcançadas.
Na semana seguinte existe a descida do mastro.
Antes da pandemia, tornara-se tradição percorrer com o mastro nos braços pelas ruas dos bairros poeira, matadouro e ruas da Cidade, passando pela catedral, com sua charanga como um grito de carnaval, um carro de som sempre a frente, chamando o povo para as portas, para ver o mastro passar. Esse cortejo com o mastro, deu-se início desde o momento em que um dos mais antigos componentes da comissão do MASTRO POEIRA, ficou sem condições de sair da sua residência por motivos de saúde, hoje já in memória Gato Seco, como era conhecido carinhosamente, aparecia na janela de sua casa e as lagrimas de felicidade eram notada por todos que ali estão.
Quando se retorna para o ponto inicial o bairro Poeira é muito alegria , farinha no rosto de cada um que ali esta na festa da descida do mastro , inesquecível a cada ano para todos que ali estão, a guarda do mastro na oficina onde do amigo in memoria, Rodão, onde o mastro fica durante o ano inteiro, até chegar o momento de retornar novamente a ser erguido para que todos os pescadores sejam abençoados , com o pão nosso de cada dia.
Fica aqui o registro da nossa querida Festa de Bom Jesus dos Navegantes que sempre é proporcionada pela comissão e amigos do mastro Poeira
Parabéns a todos esses guerreiros que não deixam morrer a nossa tradição .
Um relato de Edilene da Madeireira .21/01/2022.
- Edilene Oliveira é membro fundadora da Academia Literária de Vida de Propria