Algumas datas estão definitivamente cravadas na trajetória histórica do jornal Tribuma da Praia, uma metamorfose na imprensa de Sergipe, uma trincheira em defesa da sociedade, fundada em 23 de agosto de 1983 no seio do movimento estudantill em Pirambu, quando agonizava a ditadura civil-militar-empresarial no Brasil, mas não às perseguoções a quem, como nós, ousasse empreender um canal de comunicação alternativo, de cunho essencialmente popular.
Das águas do São Francisco – Uma dessas datas que celebramos no dia de hoje, foi o surgimemto em 27 de janeiro de 2003 do formato standard/tamanho A3, com 8 páginas (capa, opinião, política, painel, cidades, cultura, sociedade, especial – turismo, esporte, meio smbiente, etc.) no Bsixo São Francisco sergipano (27 cidades) e alagoano (12 cidades), como parte da programação paralela – e complementar – do 20° Encontro Cultural de Propriá.
A última edição impressa foi publicada em abril de 2012, passando a partir daí para a modalidade digitalizada/pdf, sendo a última levada ao ar em outubro de 2019 (foto).
O núnero 1 – Desde 24 de abril de 2004 estamos definitivamente no ar, sendo o primriro de Sergipe na internet, com um conteúdo marcadamente independente, sem baixar a guarda, mantendo empunhada a bandeira histórica que lhe originou como resultado do soerguimento da luta por democracia e liberdade. Integra ao lado da Atalainha, a rádio que toca o seu coração, às organozações ClaudOmir Herzog.
Hoje é um dia de agradecimentos aos nossos leitores e leitoras, parceiros e colaboradores, a quem agradecemos nas pessoas de Renner Alves, Adilson Silva, Cícero Lemos, Lenaldo Santos, Elenilton Pereira, Marcone Trindade, Aelson Publicidade, Jean Gledson, Dhyego Rocha, Carol Alexandria, Márcio Campos, Ronaldo Sales, Izabel Aquino, Edson Souza, Luiz Viana, Edilene Oliveira, Washington Prata, entre tantos e tantas pessoas, instituições e organizações com às quais estabelecemos alguma relação nos msrcos e princípips da ética e do mútuo respeito.
A vocês, nosso muito obrigado, nossa eterna gratidão.
ClaudOmir Herzog | Diretor-fundador