Fundado em 14 de dezembro de 1985, o Partido dos Trabalhadores se prepara para comemorar 35 anos em Pirambu Sobre a fundação do PT em nosso município escreveu o ex-governador Marcelo Déda (1969-2013):
“Contam que certa vez o grande artista do Renascimento, Michelangelo, foi abordado para responder como conseguia produzir esculturas tão magníficas. O mestre teria apontado um bloco de pedra que repousava em seu atelier e respondido: – A obra já vem pronta, eu só faço retirar o excesso de pedra. Lembro-me dessa história porque a fundação do PT em Pirambu foi obra de um visionário artista da política, o companheiro Claudomir. Alimentado pelo ideal de organizar os trabalhadores e vê-los assumir o seu papel de agentes de transformação, Claudomir insistia em fundar em sua cidade o Partido dos Trabalhadores. Muitos encaravam com ceticismo o desafio, pois olhavam e só viam a resistência das lideranças tradicionais, verdadeira montanha de pedra erguida contra a mudança. Claudomir, pelo contrário, enxergava longe. Para além das lindas praias, ornadas com capricho pelos verdes coqueirais, ele via o sofrimento de sua gente: a exploração dos pescadores, a pobreza da zona rural, a falta de perspectivas da juventude, o mandonismo dos chefes políticos que usavam o bem público como propriedade particular. Ele sabia que se utilizasse suas idéias e sua consciência política como um cinzel e a solidariedade de outros companheiros como talhadeira conseguiria desbastar a pedra bruta da opressão e revelar nossos caminhos, iluminados pela estrela da liberdade, da igualdade e da justiça sócia”. (SILVA: 2001; 4). Para homenagear a todos e todas que construíram esta história, citamos o militante de maior longevidade no partido, o companheiro Manuel Hélio dos Santos (Mutuca), que esteve presente na reunião de fundação realizada no Bar Beira Rio.
por Jucy Tavares
Fonte Histórica:
Silva, ClaudOmir Tavares da. Arqueologia de um Decênio: um resgate da história política e cultural do Partido dos Trabalhadores em Pirambu – 1985/1995. São Cristóvão: UFS, 2002