REGRAS DO DEBATE
Capítulo I – Preliminares
Art. 1° O 1° Debate da Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe (RPCA Sergupe) com os Candidatos a Prefeito de Pirambu, está previsto para acontecer em 06 de Novembro de 2020, às 20 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.
Art. 2° O Debate contará com as presença dos cinco candidatos a prefeito definidos em convenções eleitorais, aqui dispostos em ordem alfabética: Clébio Gomes (PSD), Guilherme Melo (PSC), Niltinho Souza (MDB), Sílvia Cruz (PSB) e Zé Cláudio (PSOL).
Art. 3° Os eleitores de Pirambu irão ter a oportunidade de acompanhar a realização de um debate entre os candidatos à Prefeitura através da Rádio ATALAINHA e do jornal TRIBUNA DA PRAIA.
Art. 4° Terão acesso ao Plenário da Câmara de Vereadores os cinco candidatos, o mediador, cinco debatedores, o coordenador da RPCA Sergipe, além dos profissionais responsáveis pelo som e geração da transmissão … e retransmissão primária.
Art. 5° Terão acesso as galerias do Parlamento os candidatos ao cargo de vice-prefeito, um coordenador da campanha (assessor político), um advogado, um cinegrafista, um fotógrafo e um jornalista/responsável por redes sociais, não sendo na ausência destes aceito substituir por outro de função diferente, devendo os nomes serem informados até às 20 horas de quarta-feira, 04 de Novembro de 2020, antecedência mínima de 48 horas.
§ Único: O acesso ao Plenário e às galerias será permitido até 15 minutos antes do início do debate, ao final deste prazo as portas serão fechadas e passadas às orientações aos que estiverem no recinto.
Capítulo II – O debate
Art. 6° O debate terá cinco blocos que se completam e um tempo previsto de 2 horas de duração, podendo ser encerrado antes ou se estender dentro da dinâmica administrável.
a) No Primeiro Bloco, cada candidato fará sua saudação inicial e responderá a uma única pergunta formulada pelo mediador: “Por que deseja governar Pirambu?”. Terá 3 (três) minutos improrrogáveis.
b) No Segundo Bloco, debatedores credenciados pela Rede Popular de Comunicação Alternativa de Sergipe farão perguntas (em 1 minuto) a um candidato (3 minutos para resposta) que será comentada por outro (em 2 minutos) com retorno ao candidato inicial (em 1 minutos).
c) Nos Terceiro e Quarto Blocos estão previstas perguntas (ping-pong) entre os próprios candidatos, com 1 (um) minuto para formular, 3 (três) minutos para resposta, 2 (dois) minutos para réplica e 1 (um) minuto para tréplica, sendo um com temas sorteados e outro com temas livres.
d) No Último Bloco, cada candidato fará suas considerações conclusivas em 3 (três) minutos improrrogáveis.
§ Único: A ordem de quem formulará, responderá, comentará, fará a réplica será definida em sorteio, bem como a ordem de quem pergunta e responde nos blocos seguintes, dentro de um rodízio, de forma a contemplar a todos de forma equânime.
Art. 7° Entre os blocos, durante os intervalos cronometrados de 2 (dois) minutos, os candidatos podem dialogar com suas equipes, devendo estes retornarem para às seus assentos ao som da vinheta.
§ Único: Ao término do tempo fixado e devidamente cronometrado, os microfones serão desligados, devendo os candidatos se atentarem para este detalhe.
Art. 8° Os candidatos não poderão fazer uso de equipamentos eletrônicos, tais como celulares, tablet’s, ipad’s, pontos, etc., sendo permitido apenas o uso de relógio de punho.
Capítulo III – Disposições Finais e Transitórias
Art. 9° Os casos omissos e ou que requerem re-interpretações nestes termos, serão apreciados pela RPCA Sergipe, seguido de comunicado aos coordenadores das campanhas.
Pirambu (SE), 30 de Outubro de 2020.
ClaudOmir Tavares da Silva
Coordenador da RPCA Sergipe