ANJOS X MACEDO: Uma “peleja” com raízes históricas em 2/3 da vida política em Barra dos Coqueiros

ANJOS X MACEDO: Uma "peleja" com raízes históricas em 2/3 da vida política em Barra dos Coqueiros

Acompanhamos a certa distância para preservar a isenção, às disputas eleitorais em Barra dos Coqueiros e posso lhes afirmar que estas sempre despertaram mais paixões que os derby’s Canarinhos X Brasília (até às década de 1970 e1980), quando o futebol era a grande chama da Ilha dos Coqueiros. Antes de falar de mais um encontro entre Alberto Macedo (MDB) e Gilson dos Anjos (DEM), visitaremos alguns recortes históricos que colocaram no teatro das disputas eleitorais uma dessas tradicionais forças políticas das terras do líder Capuã:

1. Em 1976, o peemedebista Zé Mota Macedo (pai de Alberto, então com 18 anos) venceu o arenista Zeca Ramos.
2. Em 1988 o peemedebista Alberto Macedo venceu em uma eleição surpreendente a pefelista Aluísio Melquiades dos Anjos (tio de Gilson, a época com 25 anos).
3. Em 1996, Alberto Macedo (PMDB) tentou retornar a prefeitura, mas foi “atropelado” pela primeira eleição de Gilson dos Anjos (PFL).

Estamos em 2000, distante 44 anos da ascensão de Macedo e há 24 da iniciação de Anjos e diante de um “tira-teima”, diferente dos acalorados e empoeirados jogos entre Canarinhos X Brasília, de uma disputa que teve início quando a jovem Ilha de Santa Luzia tinha apenas 23 anos de sua emancipação política que se deu em 25 de novembro de 1953 (tempo em que ambos ainda não haviam nascido).

Ainda é cedo para um prognóstico, uma vez que estamos em período das convenções eleitorais quando as chapas deverão ser homologadas e muita conversas ainda estão ou deverão acontecer.

ClaudOmir Herzog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *