CAFÉ DO CABOCO: ClaudOmir Herzog levará a sala de aula para o rádio

CAFÉ DO CABOCO: ClaudOmir Herzog levará a sala de aula para o rádio

por Antônio Madeira

Antecedentes

As primeiras experiências de aulas utilizando o recurso do rádio na Escola de 1° Grau José Amaral Lemos estão datadas da década de 1970, ministradas pelo professor Nataniel dos Santos, com 30 minutos de duração levadas ao ar após A Voz do Brasil. Antes e depois do programa Natã discutia em sala de aula os textos de livros do Movimento Brasileiro de Alfabetização. Esta modalidade de alfabetização que em Pirambu contemplou com centenas de jovens e adultos até a década de 1980 foi uma das mais bem sucedidas páginas da História da Educação em Pirambu.

I – João Oliveira

Entre o final da década de 1970 e início da década de 1980 o saudoso João Oliveira, que fora Secretário Geral da Prefeitura de Pirambu, comandava o serviço de alto-falante nas manhãs, aberto com o Hino Nacional, seguido de música e informações do poder público ou a ele relacionado.

II – Verão Sergipe

Uma Oficina de Rádio ministrada em janeiro de 2009, dentro do Projeto Verão Sergipe reuniu professores e estudantes da Escola Municipal Mario Trindade Cruz, já envolvidos na construção da Rádio Trindade, idealizada no ano anterior pelo professor Agnaldo Silva, o cordelista.

III – Do Megafone a Serigy

Em dezembro de 2010 era lançada a Rádio Megafone, transformada em Rádio Serigy no ano seguinte, ampliando seu alcance em 2014 com a rádio poste Alô Serigy, que ficou no ar por alguns meses.

IV -Rádio Aula

Alguns professores da Escola Mário Trindade ousaram e transmitiram ao vivo às aulas de História (Agnaldo Silva), Geografia (Diógenes Almeida), Ciências (Abdias Clésii). Sociedade e Cultura (Claudomir Tavares), inclusive com programas semanais: Mário Mix, Trivial, Os Q Cientizam e Mário Scombona.

V – TV:s de olhos

A experiência dos professores do Mário Trindade renderam matérias nas principais emissoras de TV em nosso estado (Sergipe e Atalaia) e no país (Record e Globo News) e portais como Tribuna da Praia e G1 Sergipe

VI – Gruta do Cará

Antes de se chamar Rivaldo Moura da Silva, em homenagem ao saudoso Pinguilim, ex-vereador e funcionário da Ebergipe, a rua onde está situado o Colégio Estadual José Amaral Lemos se chamava Rua do Cará (popular) e depois Rua Sergipe (oficial). Da alcunha original da rua, surgiu a proposta de lançar por ocasião dos 50 anos da escola (11/03/2020) a web Radio Cará, que não reunindo às condições técnicas e financeira, será convertida em Projeto de Educomunicação GRUTA DI CARÁ, que terá o caboco ClaudOmir Herzog como mediador.

VII – Do PROEMI ao PROBEM

Em 2019 foram levadas ao ar em fase experimental às rádios aulas, cobertas no estímulo ao uso das Novas TIC’s pela SEDUC/SE, bem como extensão do Campo de Integração Curricular Cultura e Mídia Digital (CIC/CMD), do Programa Ensino Médio Inovador (PEOEMI), que este ano foi substituído pelo Programa Novo Ensino Medio (PRONEM).

VIII – Estudantes Conectados

Antes de colocar em prática estas ações foram feitos alguns levantamentos à luz de bases cirúrgicas verificados que 80% dos estudantes dos 8°s anos do Ensino Médio e 90% dos estudantes dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio tem conexão com a internet, acima da média geral da população de Pirambu que é de 70%, acima da media nacional que é de 65%.

IX – Horas complementares

Considerando a situação imposta pela pandemia do novo corona-vírus (Covid-19) e a
necessidade do isolamento e distânciamento social; o Ministério da Educação (MEC) desobrigou às escolas de cumprir os 200 dias letivos, mas não abre mão do mínimo das 800 horas anuais, sendo permitidas estas modalidades de aulas, desde que devidamente fundamentadas.

X – O programa

A edição experimental (Introdução) do programa de Educomunicação GRUTA DO CARÁ ou CAFÉ DO CABOCO, voltado para todas às turmas do Ensino Médio, vai ao ar nesta sexta-feira, 17, das 19 às 20 horas, pela web Rádio SERIGY, devendo os estudantes ter acesso ao conteúdo pelo instagram (https://www.instagram.com/claudomirtavares/) e responder às atividades pelo WathsApp (https://wa.me/557999736883)
ou (claudomi21@gmail.com).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *